quarta-feira, 8 de abril de 2009

Poluição, Contaminação e Poluição Hídrica

Poluição
Segundo lei federal de número 6.938/81 a poluição é definida como “toda alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas que possa constituir prejuízo à saúde, à segurança e ao bem-estar das populações e, ainda, possa comprometer a biota e a utilização dos recursos para fins comerciais, industriais e recreativos”.

Contaminação
É a presença, num ambiente, de substancias ou de organismos patogênicos, em concentração nociva aos seres vivos. Porém, se estas substancias não alterarem as relações ecológicas existentes ao longo do tempo, esta contaminação não é uma forma de poluição.

Poluição Hídrica
Qualquer introdução num corpo d’água de matéria ou energia que venha a alterar as propriedades da água, afetando ou podendo afetar a saúde dos organismos, ou mesmo que venham provocar modificações físico químicas nas espécies minerais contatadas.
Dentre os meios mais típicos de poluição hídrica estão os resíduos fecais, os fertilizantes utilizados nas lavouras, os agrotóxicos e os detergentes.


Fonte: Este material foi extraído do Curso de Recursos Hídricos e Sociedade do TSGA, base para A educação à distância como instrumento de Educação Ambiental no Contexto do Projeto TSGA.

2 comentários: