quarta-feira, 1 de abril de 2009

II Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense







II Seminário de Educação Ambiental e Gestão de Água

No dia 19 de março aconteceu o II Seminário de Educação Ambiental e Gestão de Água. O evento realizado no auditório da ACCS em Concórdia, contou com a participação de professores da rede municipal e estadual, da Universidade do Contestado, estudantes do Curso de Ciências Biológicas da UNC, de Paulo Belli Filho, coordenador geral do projeto TSGA e Cláudio Mirando, coordenador regional.
Professores e estudantes falaram sobre a experiência em trabalhar no monitoramento da qualidade de água no município, bem como a importância dos ecokits para a pesquisa da qualidade da água e principalmente para ensinar aos alunos a maneira correta de preservar esse bem tão precioso.
A professora Maritania da Escola Municipal de Sede Brum, localizada em área do vizinha ao Parque Estadual Fritz Plaumann, utilizou o ecokit para identificar a qualidade ambiental da água lajeado Cruzeiro. O projeto tinha como objetivo fazer com que os alunos identificassem as nascentes, conhecessem o histórico de ocupação da bacia, percebessem pontos de poluição, e identificassem os principais problemas ambientais existentes a microbacia do lajeado Cruzeiro .
Acadêmicos do curso de Biologia da UNC, também fizeram exposição de seus projetos de estágio, onde realizaram práticas pedagógicas relacionadas à importância do uso racional da água e do uso da ecokit na identificação da qualidade da água, junto a aluno da rede estadual de ensino do Alto Uruguai Catarinense.

Ecokit
O ecokit é um mini laboratório composto por frascos, reagentes e outros materiais necessários para a realização de análises físico químicas e, além disso, é acompanhado por manual que explica como interpretar os parâmetros analisados. Ele permite aos grupos interessados pela questão da qualidade da água, vivenciar um experimento simples e seguro, em contato direto com o meio ambiente que os cerca.

Palestra: Desafios para a Gestão dos Recurso Hídricos

A programação da Semana teve seqüência no dia 19 de março com a palestra Desafios para a gestão dos recursos hídricos subterrâneos na região do Alto Uruguai Catarinense e foi ministrada pelo Geólogo, Dr. Marcos Alexandre de Freitas (CPRM), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais. Freitas falou mais especificamente sobre o projeto PROESC que aconteceu no Oeste de Santa Catarina entre os anos de 1998 e 2003, projeto este que foi pioneiro e realizou um completo levantamento dos poços encontrados no estado para um melhor entendimento dos aquíferos.
Entre as ameaças à água subterrânea o geólogo acredita que a “explotação intensiva ou descontrolada de água, ou seja, muitos poços no mesmo aqüífero, e a falta de cuidado na proteção destes poços tem sido os maiores obstáculos. Segundo ele os poços devem ser adequados e projetados por profissionais da área.


Nenhum comentário:

Postar um comentário