quinta-feira, 23 de julho de 2009

Relatório de encerramento do projeto TSGA

PROGRAMA PETROBRAS AMBIENTAL
PROJETO TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA GESTÃO DAS ÁGUAS - TSGA
REGIONAL DE CONCÓRDIA



Memória da Reunião de Encerramento do Projeto TSGA no dia 15 de junho de 2009


Local: Auditório da ACCS – Concórdia - SC.



No dia 15 de junho de 2009, reuniram-se no auditório da ACCS - Associação Catarinense de Criadores de Suínos, os monitores e entidades colaboradoras do Projeto TSGA - Tecnologias Sociais Para Gestão da Água, para discutir as ações promovidas nesses dois últimos anos pelo projeto na região Oeste Catarinense.
Para dar início à reunião o Coordenador Regional do Projeto e pesquisador da Embrapa – Suínos e Aves, Cláudio Rocha de Miranda falou sobre a importância da reunião para esclarecer alguns pontos e elencar algumas obras executadas pelo projeto TSGA que foram de extrema importância para a sociedade.
Estiveram presentes na reunião membros da EPAGRI, EMBRAPA – Suínos e Aves, Comitê do Rio Jacutinga, FUNDEMA, ECOPEF, UNC, Polícia Ambiental, monitores do projeto, professores da rede municipal e estadual de ensino, bem como a equipe do TSGA de Florianópolis e Orleans.
Para dar início às apresentações, o Coordenador Geral do Projeto Paulo Belli Filho, de Florianópolis, que delineou sobre as atividades realizadas em Florianópolis, Orleans, Braço do Norte, Turvo. Em seguida o Biólogo Janiel Giron fez uma explanação sobre os fatos que marcaram o Projeto TSGA no município de Concórdia. Dentre eles os de maior destaque foram a I e II Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense, palestras e implantação de cisternas em escolas, participação com mostras e oficinas na Semana do Meio Ambiente. O TSGA, ainda participou de inúmeros eventos de caráter ambiental como colaborador.
Logo após as apresentações foi aberto um fórum de debate, onde os monitores e colaboradores puderam expor suas idéias e falar sobre o projeto.
Leonilda Funez (monitora do projeto e voluntária da Ong, Queimados Vivo) falou sobre o crescimento pessoal, o desenvolvimento do tema e liberdade para trabalhar, proporcionada pelo projeto.
Para o Sub-Tenente da Polícia Ambiental, Ferreira o que mais chamou atenção em todo o projeto foi à participação dos municípios e dos órgãos envolvidos.
Para Daniel Silva da equipe TSGA – Florianópolis o TSGA trouxe a Concórdia a possibilidade de formar dentro do município uma sociedade sustentável. Para isso não são necessárias leis e códigos, mas uma política pública. Segundo Daniel, o ecokit leva as pessoas a experimentarem, a conhecer como se faz uma análise de água, pois é fácil e divertido.
Jusselei Perin do Centro de Divulgação Ambiental - CDA – Itá sugeriu convidar donos de empresas e empregados (principalmente aqueles que utilizam uma grande demanda de água), para reuniões do projeto. Também falou sobre o projeto realizar reuniões nos municípios da região para que se possa agregar maior número de pessoas atingidas diretamente.
Outro tema de bastante relevância foi abordado por Gilmar da Rosa (Comitê do Rio Jacutinga e Secretaria da Agricultura de Ipumirim – SC) que falou sobre o acúmulo de perfurações de poços profundos na região e sobre a falta de cuidados com as águas superficiais.
Daniel Silva da equipe TSGA – Florianópolis indagou que “água é um bem público. Só o ministério público pode fazer planos. Qualquer contratação de empresa no processo de gestão de água é irregular. (falando no caso comentado por Gilmar). Contrata-se empresas pra realizar planos estratégicos de gestão que nem ao menos foram escritos.” Daniel também falou sobre uma questão bastante relevante para o município de Concórdia, a estiagem. E que o TSGA de concórdia por ser uma janela para tratar sobre o aquecimento global, afinal todos os anos sofre com o longo período de estiagem. (mudança climática).
Para o professor Élcio da IFET - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Concórdia – é preciso arrumar uma estratégia e fazer algo.
Sérgio Martins fala sobre a falta de êxito, de adrenalina. O ideal segundo Sérgio seria que as comunidades se organizassem para montar um centro onde houvesse esse espaço para dar continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelo TSGA, pois a impressão que se tem é que o projeto veio, aconteceu e foi embora, restou apenas um vazio.
Por fim, Cláudio Miranda, agradeceu a presença de todos os participantes e colaboradores do projeto e todas as pessoas que de alguma forma contribuíram para o sucesso do trabalho realizado pela equipe do TSGA em Concórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário